Quando e onde vai faltar água em Curitiba?

17 Bairros sofrerão racionamento à partir das 16h desta terça-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Sanepar atualizou nesta segunda-feira (18), a planilha que indica os locais que sofreram com o corte de fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana, saiba onde e quando vai faltar água na capital.

Novas localidades foram incorporadas no sistema de rodízio da concessionária para fornecimento de água. A nova planilha indica ainda que houve antecipação do horário inicial do rodízio, que é diferente para cada região. Após o término do rodízio, há um período de até 12 horas para normalização.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do Governo do Estado, as mudanças se faz necessárias devido ao agravamento da crise hídrica no Paraná, mediante a falta de chuvas na última semana. Ainda segundo a nota, medida atende também ao cumprimento do decreto estadual 4626/2020  que instituiu Situação de Emergência  Hídrica em todo o Estado por 180 dias.

Com isso, à partir das 16h desta terça,19, até às 04h da madrugada de quarta, 20, bairros que ficara sem água em Curitiba são: Portão, Água Verde, Boqueirão, Capão Raso, CIC, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Hauer, Lindoia, Novo Mundo, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel e Xaxim, sofrerão com o racionamento.

A Sanepar promete que as análises técnicas diárias continuaram sendo mantidas, para definir outras ações de mitigação da seca severa, incluindo novos mecanismos de captação de água e até mesmo a antecipação de obras que melhoram a performance do sistema.

É possível consultar a planilha, clicando aqui, para saber quando e onde vai faltar água em Curitiba e Região Metropolitana.

Como poupar água em Curitiba em tempo de racionamento?

Quando e onde vai faltar água em Curitiba?
Quando e onde vai faltar água em Curitiba?

A Sanepar também orienta quanto ao uso racional de água, nesse período de racionamento de água em Curitiba e Região.

 A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

Veja as dicas de consumo e como você pode economizar água em Curitiba

• Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

• A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

• A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

• Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

• Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

• Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Moradores que possuem Caixa D’água não ficarão sem água Curitiba

A concessionária ressalta que só ficarão sem água, durante este período, os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A orientação é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação. 

Siga-nos no Facebook, clique aqui, e receba as notificações de novos conteúdos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkdin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
DEIXE UM COMENTÁRIO