Terminam nos próximos dias os trabalhos de recuperação da fachada da Igreja do Rosário, na Praça Garibaldi, no Centro Histórico de Curitiba. Nesta terça-feira (6/8), o prefeito Rafael Greca vistoriou os serviços que fazem parte do programa Rosto da Cidade.
“A antiga igreja do povo negro de Curitiba não merece outra coisa se não o azul do céu, dos olhos da Helena Kolody e do manto sagrado de Nossa Senhora”, disse Greca.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1846 no local onde ficava a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito.
Curitiba
O prefeito acompanhou o trabalho de pintura, feito com o auxílio de um equipamento de rapel, ao lado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, do diretor de Patrimônio Cultural da Fundação, Marcelo Sutil, e do diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.
A igreja será o 13º imóvel privado finalizado pelo projeto da Prefeitura de Curitiba, que envolve melhorias de prédios de interesse histórico e melhorias na acessibilidade, paisagismo e iluminação pública.
- Rosto da Cidade já recuperou 32 imóveis históricos no Centro de Curitiba
A atuação em imóveis particulares foi permitida após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba. Também fazem parte das ações da Prefeitura a melhoria da iluminação pública e da acessibilidade.
Além de 20 imóveis públicos já concluídos pelo Rosto da Cidade, há outros 22 particulares – 12 concluídos e outros 10 em execução.
Com seis etapas, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida por Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.
Charme barroco em Curitiba
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1946 no local onde ficava a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, edificação de 1737. No estilo barroco, possui em sua fachada os azulejos originais e abriga o túmulo de Monsenhor Celso.
Depois da abolição da escravatura, o santuário passou a ser conhecido como “Igreja dos Mortos”, por estar instalado no trajeto para o Cemitério Municipal e ser o local escolhido frequentemente pela comunidade para a realização das missas de corpo presente.
Dentista em Curitiba?
Odontologia em Curitiba qual a importância de procurar os serviços?