Odontologia Curitiba

Extraiu um dente? E agora?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Odontologia em Curitiba – Você sabia que realizar a extração de um dente é praticamente fazer uma cirurgia?

Embora não pareça, é sim. E como toda cirurgia ela necessita de alguns cuidados especiais no período de alguns dias, após a realização do procedimento.

Já que não houve uma prevenção e tratamentos para manter os dentes conservados, chegando ao ponto de ter que removê-los, agora, então, é hora de se cuidar e manter-se saudável depois de perder esse aliado bucal.

O que você precisa entender é que na extração o dente é retirado por inteiro, até a raiz. O dente é totalmente descolado da gengiva e separado do osso, para isso é utilizada uma alavanca especial. Em seguida é retirado usando fórceps.

Odontologia em Curitiba – (Fórceps – é um instrumento semelhante a uma tenaz. É utilizado na medicina obstetrícia para auxiliar a retirada de um feto por alguma razão em que a contração natural não é suficiente para o parto ou possa colocar em risco a vida da gestante e/ou do feto).

Esse é um procedimento é delicado e invasivo, após a conclusão, deixa uma espécie de “buraco” na sua gengiva. Até que ele cicatrize por completo, você deve tomar alguns cuidados especiais para evitar problemas sérios após a extração de dente.

Odontologia em Curitiba qual a importância de procurar os serviços?

Odontologia em Curitiba
Odontologia em Curitiba – Prevenir sempre é o melhor caminho…

Odontologia em Curitiba – Cuidados pós extração do dente

Veja a seguir alguns cuidados.

1 – Ficar permanentemente em Repouso

Depois de realizar a extração de um dente, o ideal é que a pessoa que passou por tal procedimento, fique de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, é importante nesse primeiro período, ficar até mesmo sem sair de casa.

Depois desse descanso, recomendado pelo odontologista, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores.

Esse repouso quer dizer, ficar sentado ou deitado, sempre com a cabeça mais alta do que o resto do corpo. Se ficar deitado, use dois travesseiros embaixo da cabeça.

Também é necessário que evite falar, não fique mexendo o maxilar à toa. Espere também algum tempo para começar a ingerir alimentos – não só para não mover o maxilar, mas também porque a higienização oral no período inicial é delicada.

Pelo maior tempo que puder, mantenha a boca fechada pelas primeiras horas depois da cirurgia, mordendo a gaze para mantê-la em seu lugar, sobre a área operada.

Evite ficar exposto ao sol. O aumento da temperatura não favorece a cicatrização. Atividades físicas então, nem pensar.

2 – E quando for comer?

Nos primeiros dias após a extração de dente, é essencial evitar alimentos quentes e sólidos. Dê preferencias aos alimentos líquidos e pastosos, detalhe: sempre frios.

Oque cai bem? Sopas, gelatinas, sorvete (de preferência com pouco açúcar), iogurte, caldos, sucos, etc.

Nos próximos dia você já pode começar a ingerir alimentos mornos e um pouco mais consistentes, como ovos, macarrão e purês.

LEMBRE-SE: Mastigue sempre com o outro lado da boca, com cuidado e sem pressa.

ATENÇÃO! Não tome bebidas usando canudinho, pois o efeito de sucção pode fazer a ferida no local da extração de dente sangrar.

3 – Cuidados na Limpeza

Odontologia Curitiba
Odontologia em Curitiba – Cuide bem de seus dentes

Nas primeiras 24 horas, depois da execução da extração do dente, recomenda-se implicitamente não limpar a região da cicatriz, nem tampouco bochechar.

Nos dias seguintes, higienize a região da cirurgia usando o fio dental e uma escova de dente macia. Tudo com muito cuidado.

De maneira alguma pressione as cerdas da escova contra a área onde houve a extração de dente. Apenas passe a escova suavemente pela região. Não use muita pasta de dente, para não fazer muita espuma. Ok?

É importante usar água em abundância. Mas não bocheche com muita força para não abrir o corte.

Depois de escovar, você pode usar um cotonete embebido em um enxaguante bucal para passar suavemente sobre a região da cicatriz. Prefira os enxaguantes que não contenham álcool.

Não esqueça de sempre seguir as recomendações do seu dentista. Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a clínica que você fez a extração, eles poderão te ajudar.

Veja Dentista 24 horas em Curitiba e Dentista Sitio Cercado

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkdin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
DEIXE UM COMENTÁRIO