Como emagrecer com saúde?

Existe a dieta perfeita para emagrecer?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O cérebro humano, de acordo com a teoria da evolução, foi se  moldando numa época em que, para conseguir comida, não era uma tarefa nada fácil, num tempo em que a comida não era encontrada nos Fast-food e aplicativos de entrega rápida, muito esforço era exigido para se conseguir comer. Ao longo de toda a história da evolução, a humanidade nunca teve alimentos com tanta facilidade. 

Para conseguir comer, o Homem tinha que correr atrás do “almoço” e gastar muita energia. Depois, diante da presa abatida, era preciso comer o máximo possível para acumular reservas e enfrentar os períodos de jejum até uma nova etapa de caçada.

Tempos de facilidade para tudo

Hoje, os tempos são outros. Para uma parte expressiva da humanidade, são tempos de fartura e comodidade. Alimentos de alto valor energético e grande conteúdo calórico estão aí, em abundância, e podem ser conseguidos com mínimo esforço possível. O seu jantar, seu almoço está a  um toque dos dedos. 

Como emagrecer com saúde?
Como emagrecer com saúde?

Com isso, alguns problemas acabam por acarretar na vida de muitas pessoas. Geladeira cheia, telefone do disque-pizza colado na porta, churrascaria e rodízios, sanduíches transbordando recheios, e outras facilidades. são motivos de muitos casos de obesidades. E esse é um problema que está se transformando em uma doença que acomete homens, mulheres, adolescente e crianças. Já é caso de saúde pública. 

No entanto, sempre nos deparamos na grande rede, com pessoas  que dizem ter o segredo para a solução desses problemas. Quase sempre nos deparamos com receitas de dietas milagrosas e regimes que prometem devolver o estado em forma de um corpo que foi delatado pelo consumo abusivo de alimentos pobres em nutrientes, mas ricos em teor calóricos e gordurosos. 

Atualmente vivemos uma época de pandemia, será que é seguro adotar essas medidas propostas por essas dietas num momento com este? 

Conversamos com a Nutricionista Jessica Nasato Beber – CRN10 4800. Ela melhor do que ninguém,  poderia nos dar o melhor caminho a seguir, em busca da boa forma. 

1 – Jessica, bem vinda, obrigado por aceitar o meu convite, O que você pensa da expressão “dietas para emagrecer”?

Jessica Nasato – É uma expressão bem delicada, fico um pouco receosa ao ler essa expressão, pois existem tantas dietas que são divulgadas na internet, mas preciso dizer que não existe a dieta perfeita. O que existe é uma alimentação adequada para cada pessoa. Para qualquer mudança alimentar é necessário um acompanhamento profissional. É importante destacar que, na internet você vai encontrar todos os tipos de dietas, menos a sua.

2 – O que você entende quando alguém diz: “nasci para ser gordo(a)”?

Jessica Nasato – É uma frase que fala muita coisa, mas dizer que nasceu para ser gordo não é bem verdade. Há muitas coisas que interferem no excesso de peso. A obesidade é uma doença multifatorial. Há vários fatores que contribuem: stress, tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, microbiota intestinal, as emoções expostas durante a gestação dentro da barriga da mãe. Tudo isso contribui para o ganho ou não de peso. Por isso que há pessoas que tem uma facilidade enorme para ganhar peso.

3 – A ansiedade também é um aliado para o ganho de peso desordenado?

Jessica Nasato – Sim, existem os fatores que não conseguimos interferir, mas é possível modificar outros fatores, como por exemplo: o estilo de vida. Nada melhor para controlar a ansiedade do que adquirir um estilo de vida saudável. Há atividades benéficas que podemos aderir no intuito de combater a ansiedade e assim, poder viver uma vida melhor. Alimentação saudável, exercícios e outras atividades que serão ótimos aliados.

Confira parte da entrevista com a nutricionista Jessica Nasato Beber

Como emagrecer com saúde?

Siga a nutricionista no Instagram @jessicanasato.nutri

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkdin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
DEIXE UM COMENTÁRIO