Comércios podem voltar ao normal à partir desta sexta

Curitiba deve relaxar o isolamento social

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

À partir desta sexta-feira (17), o comércio poderá reabrir em Curitiba.O anúncio foi feito,nesta quarta-feira (15), pelo prefeito Rafael Greca (DEM), ao participar de uma  transmissão ao vivo pelo Facebook, sobre o boletim diário da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com os dados dos casos referente ao coronavírus. 

Greca informou que a orientação para a reabertura de portas do comércio será publicada no Diário Oficial de quinta-feira (16). Segundo o prefeito, a decisão foi baseada em uma resolução do Comitê de Técnica e Ética Médica do município. Destacou também a necessidade para que todos os cidadãos usem máscaras para transitar pelas ruas.

Reabertura do comercio em Curitiba nesta sexta-feria?

As recomendação para os comércios são para seguir as mesmas medidas sanitárias que já vem sendo executadas pelos mercados municipais de Curitiba, que reabriram as portas na semana passada. “Importante manter o distanciamento social nesses locais com responsabilidade, precisamos seguir essas recomendações”, disse Greca.

comércios devem abrir em Curitiba, Coronavírus, Covid-19
“Importante manter o distanciamento social nesses locais com responsabilidade, precisamos seguir essas recomendações”

Ainda segundo Greca, o Órgão Municipal também deve dar orientações quanto aos espaços para realização do atendimento. A ideia é para que cada pessoa ocupe um espaço de aproximadamente nove metros quadrados dentro do estabelecimento. “Essa medida será para que o cidadão fique a pelo ao menos três metros de distância um do outro”, frisa o prefeito.

Para empreendimentos de menor porte, a sugestão é que sejam postos balcões de atendimento para o lado de fora, Greca ainda salientou que nuca fez pedido ou emitiu decreto solicitando o fechamento dos comércios na cidade. “E ressalto que Curitiba nunca determinou o fechamento do comércio. Foi fechado porque quiseram, quando virou moda pedir para fechar tudo nas redes sociais”.

As novas medidas de “relaxamento no isolamento social”, não alteram as recomendações estabelecidas pela prefeitura quanto ao funcionamento de serviços e comércio na cidade,exposta no decreto 470.

Shopping centers, galerias e centros comerciais, academias e centros de esportes em geral – que estão contemplados em decretos do governo do Estado (4230, de  16/03/20, e 4311, de 20/03/20), também não se aplicam as medidas.

Siga-nos em nossas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkdin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
DEIXE UM COMENTÁRIO