Como vender em tempo de crise?

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A quarentena obrigatória causada pela pandemia do Covid-19, tem gerado muito desconforto e retração na economia do mundo inteiro. No Brasil, os Estados também têm tentado conter a proliferação do coronavírus, adotando a medida de isolamento social.

Com isso, muitos comércios fecharam as portas, empresas reduziram o quadro e o horário de atendimento, no intuito de manter a máquina girando. No entanto, quanto mais os dias passam, mais vai ficando difícil de se manter um negócio que não está rendendo lucros. 

Por este motivo, a Agência Domínio Digital – na pessoa de seu Diretor de Estratégias de Marketings e Seo – Emerson Lopes, procurou o Portal Sou Mais Curitiba para poder indicar um caminho para ajudar os empreendedores, grandes, médios ou pequenos.

O Portal Sou Mais Curitiba e a Agência Domínio Digital, uniram forças para ajudar o pequeno empresário e autônomos, que estão passando por dificuldades nessa época de quarentena.

A entrevista com o SEO Emerson Lopes

“Sabemos que quanto menor o negócio, mais a corda aperta no pescoço”

Emerson Lopes – Diretor de Estratégia de Marketing.

No decorrer desta entrevista com o especialista em Seo e Marketing Digital, algumas alternativas serão dadas para que o empresário, empreendedor, possa ter meios de tentar driblar a crise.

O especialista diz que, mesmo antes da pandemia, o setor comercial já vinha apresentando sinais de decadência. “A dificuldade para vender em dias normais já era enorme, extremamente grandes. Então, imaginem agora o desespero de um empreendedor, chefe de família, Autônomo nesse momento de crise? As coisas só pioraram”, ressalta.

O expert em marketing Digital acredita que dificilmente a situação voltará em plena normalidade, mesmo depois que passar a pandemia. “Ouço as pessoas cobrando para que as coisas voltem ao normal, que acabe com o isolamento, o que  precisa ficar claro é que daqui para frente, não haverá a normalidade do antes do coronavírus, teremos que nos adaptar a uma nova realidade”, explica. 

O SEO salientou também sobre uma nova proposta de negócio,  Lopes frisa os custos – que considera exorbitantes – das empresas físicas precisam se reduzidos. “As empresas físicas, de um modo em geral, tem altos custos de manutenção. Aluguel, água, luz, mão de obra e outros investimentos pequenos, que acabam se tornando pesados no final das contas, a verdade é só uma: esses gastos precisam ser eliminados e há meios de eliminá-los”. 

Para o diretor de estratégias em marketing digital, muitos desses custos poderiam ser abatidos se os empreendedores acreditassem mais no mercado online. “Tenho o case de um empresário que damos assessoria, ele reduziu os custos operacionais, e, para a sua surpresa positiva, aumentou a produtividade com as pessoas trabalhando de home office, as vendas no delivery triplicou em mais de 200% em apenas três meses de consultoria. O grande problema é que muitos empreendedores ainda desconhecem a força do Marketing Digital”, conta.

Sobre a volta a normalidade dos serviços prestados, profissionais e comércios, quanto à um possível aquecimento econômico, pós convid-19, ele é enfático em dizer que não voltará nada ao normal. “Esqueçam isso, daqui para frente nada será como antes. Se as pessoas, digo, os empreendedores, comerciantes, autônomos em geral, não se adaptarem, dificilmente vão sobreviver no decorrer e depois da crise. Agora é hora de se reinventar”, afirma

Vender mais em tempo de crise

Vender mais em tempo de crise
É Possível vender mais em tempo de crise?

Lopes conta sobre o caso de um dos clientes que assessora, disse que o empreendedor de início relutou a entrar no negócio digital, mas que teve que se adequar a atual situação. “Vou contar um caso de um empreendedor que se enquadrou a atual realidade. Ele começou por fazer operações online e está vendendo como nunca. E o bom do digital é que não importa o tamanho do seu negócio, mas o quanto você quer lucrar com seus produtos, ou serviços”, explica.

É enfático em dizer que o mercado digital é uma porta aberta para todos empreendedores, “não importa se é empresa do varejo, do comércio, todos podem aumentar sua força e multiplicar as vendas por meio do processo digital sim. A Pizzaria Tutti Tem é um desses exemplo de sucesso, ela começou a vender online e não quer mais saber de parar, os investidores – donos da pizzaria – estão tendo ótimos resultados, estão lucrando como nunca antes”, conta.

Lopes comenta que depois de provar do gosto da venda do digital, o empresário  dificilmente volta ao analógico.

“Pense num restaurante que vendia só no físico e nesse contexto e tiveram que se reinventar e vender por aplicativos, ou  anunciando na internet. Então, o proprietário desse estabelecimento percebe que o WhatsApp não para de notificar, o telefone toca freneticamente e ele comprova que seu restaurante está vendendo como nunca, você acha que esse empresário vai querer continuar só com o físico? Dependendo da situação, pense, em até, talvez, fechar a operação física e  atender só no delivery. Por isso que muitas coisas para muitos empreendedores jamais voltaram ao normal” afirma. Veja também estratégias de marketing para pizzaria

Emerson deixa claro que, na era do digital tudo está na palma da mão. Tudo que o consumidor quer, muitas das vezes, está no poder de um clique. “Já que usamos o celular para tudo hoje em dia, em apenas um click ele vai procurar pelo seu nicho e se não encontrar a sua empresa ele vai pedir na concorrência”, enfatiza. 

Essa é hora “feche as portas mas não pare de vender”, afirma Emerson Lopes. 

Como vender em tempo de crise?
92% das pessoas vivem uma vida online.

Mas como que o empreendedor pode fechar as portas e continuar vendendo?  Aí é que entra a parceria entre o Sou Mais Curitiba e a Agência Domínio Digital.  “Para ajudar os empreendedores nesse momento difícil, resolvemos procurar o Sou Mais Curitiba. Dado a relevância do número de leads que visitam o portal, bolamos uma estratégia para ajudar a todos”,  comenta. 

“Vamos disponibilizar uma página totalmente otimizada e voltada ser comercializada totalmente gratuita no Portal Sou mais Curitiba.  Desta forma, os empreendedores, comerciantes, autônomos empresários de todo as áreas poderão se cadastrar e divulgar seus negócios gratuitamente”, explica.

Por meio desta plataforma,  o empresário, a pessoa, poderá preencher sozinha todos os dados do negócio, necessário para divulgação – logomarca, fotos da empresa, etc – e assim ter sua página para divulgação online de sua empresa.

Para ajudar os interessados, a Agência Domínio Digital disponibiliza também um canal no YouTube para dar dicas de como vender em tempo de crise e  também um grupo de WhatsApp para orientar e interagir com os empreendedores.

Emerson Lopes aponta uma pesquisa realizada pelo Sebrae, que sinaliza que a maioria dos brasileiros usam a internet para se comunicar, mandar mensagens imagens  etc, ou seja 92% das pessoas vivem uma vida online. No entanto, o especialista lamenta que só 34% dos pequenos e médios empresário usam a internet para divulgar a sua empresa e oferecer seus serviços e produtos. 

O diretor de estratégias em marketing digital disse ainda que em comparação com outras mídias, “sem dúvidas o digital é muito mais barato, mas alguns empresários já se frustraram tanto tentando vender na internet, ou seja, tentando fazer tudo sozinho, contratando um profissional errado que acaba achando que não dá certo, mas a gente sabe que dá”. 

Ele esclarece também que a internet dispõe de inúmeras ferramentas gratuitas que, se usadas da maneira correta, podem ajudar e muito o empreendedor, como é o caso da Fan page do Facebook, ou Google Meu Negócio.

Lopes esclarece que essas ferramentas são importantes aliadas para os empreendedores. “São ótimas, excelentes ferramentas para fazer vendas de forma orgânica – sem precisar pagar anúncios – o problema é que 99% das empresas que estão no Google Meu Negócio, não configuraram  a plataforma corretamente, aí não vende, não tem retorno e isso pode trazer frustrações, por isso a importância de estudar, ou contratar o profissional certo para vender mais em tempo de crise”, explica.  

Lopes afirma que após realizar o cadastro gratuito na plataforma, o empresário que buscar por orientações, as receberá. De acordo com ele, todos serão atendidos no intuito de terem suas dúvidas sanadas e também receberão dicas para soluções de problemas.

“O que queremos é que todos tenham bons resultados, por isso contamos com time de especialistas preparados para atender todos os que nos procurarem, empresário de qualquer nicho. Se ele quiser algo mais personalizado, ou seja, o próprio sites etc, teremos um atendimento especial para ele também. De momento, o mais importante é que se cadastre e desde já, comece a expôr seu negócio no mundo virtual”, finaliza.  

O Portal Sou Mais Curitiba entende o momento delicado que a economia brasileira está atravessando mediante ao isolamento social imposto pelo Covid-19, vulgo coronavírus.  Ao ouvir a proposta do SEO da Agência Domínio Digital, concordamos em abrir esse espaço para ajudar nossos comerciantes, leitores, empreendedor em geral. Sabemos da equidade e profissionalismo da equipe da Agência Domínio Digital, por isso nos unimos para ofertar esse espaço gratuito em nosso portal para ajudar os nossos parceiros nessa hora tão complicada. 

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