Um levantamento preliminar da Secretária de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) apontou que mais da metade das pessoas que deveriam receber a vacina contra a gripe no estado ainda não se imunizou. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6).
Até o sábado (4), quando houve o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o Paraná havia vacinado mais de 1,5 milhão de pessoas, segundo a Sesa. O número representa 47,1% do público-alvo da campanha.
A campanha começou no dia 10 de abril e segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determinou os grupos que devem receber a vacina contra a gripe. Veja abaixo quem deve receber a vacina.
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Mães de bebês nascidos há até 45 dias;
- Crianças entre seis meses e cinco anos de idade;
- Pessoas com doenças crônicas (que apresentem prescrição médica);
- Professores;
- Indígenas;
- Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
- Trabalhadores da saúde;
- Profissional das forças de segurança.
O grupo de mulheres que tiveram bebê recentemente é o que tem melhor cobertura vacinal até agora. De acordo com a Sesa, 72,1% das mulheres foram imunizadas. Na sequência vem o grupo dos indígenas, com 71,2%, e os idosos, com 57,9%.
A Sesa informou que espera vacinar 3,3 milhões de pessoas no Paraná até o dia 31 de maio, quando a campanha de vacinação contra a gripe termina.
Gripe e vacina
De acordo com a Sesa, nove pessoas morreram por conta da gripe no Paraná em 2019. A vacina tem como objetivo proteger contra o vírus e reduzir complicações da doença, que pode levar à morte.
A vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde da rede pública. A aplicação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde espera imunizar 58,6 milhões de pessoas. Mais de 63 milhões de doses da vacina foram enviadas para todo o país. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo da campanha.